DATAFOLHA. Pesquisa mostra aumento de 18% na da impopularidade da presidente em todo País
I
Por: LUIZA DAMÉ - CATARINA ALENCASTRO / O GLOBO
Rio, RJ – Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra que 62% dos brasileiros consideram a gestão da presidente Dilma Rousseff como ruim ou péssima. A impopularidade de Dilma subiu 18 pontos comparada ao levantamento anterior do instituto, realizado em fevereiro.
Apenas 13% classificam o governo de Dilma como ótimo ou bom, uma queda de dez pontos em relação à pesquisa anterior.
A pesquisa foi feita com 2.842 eleitores logo após as manifestações contra Dilma no domingo (15). O levantamento, que tem dois pontos percentuais de margem de erro, mostra a deterioração da popularidade de Dilma em todos os segmentos sociais e em todos as regiões do país.
As taxas mais altas de rejeição da presidente estão nas regiões Centro-oeste (75%) e Sudeste (66%), nos municípios com mais de 200 mil habitantes (66%), entre os eleitores com escolaridade média (66%) e no grupo dos que têm renda mensal familiar de 2 a 5 salários mínimos (66%). A maior taxa de aprovação está na região Norte, com 21%. No Nordeste, 16% dos seus habitantes aprovam o governo de Dilma.
A presidente obteve nota 3,7, a pior desde a chegada de Dilma à Presidência, em 2011. Em fevereiro a nota média era 4,8. No primeiro mandato, a pior média foi 5,6, em junho e julho de 2014.
Antes de participar da solenidade de lançamento do plano anticorrupção, ontem, o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, afirmou que a queda de popularidade de Dilma era previsível. Para Berzoini, neste momento, é preciso ter calma e tranquilidade. “Era previsível (a queda na popularidade) em razão do momento político”, disse o ministro, acrescentando que é preciso ter "calma e tranquilidade".
Nenhum comentário:
Postar um comentário