A chuva forte que caiu pouco antes do início do GP da
Hungria, válido pela 11ª etapa, era o sinal: tudo podia acontecer. Imprevisível da
largada à bandeirada, a corrida deste domingo teve pista traiçoeira,
batidas, duas entradas de safety car e muitas, muitas disputas ao longo das 70 voltas no circuito de Hungaroring. Adicione a
esses ingredientes um punhado de talento, uma pitada de sorte e uma tática
perfeita e o resultado é uma surpreendente vitória de Daniel Ricciardo. Revelação
da temporada, o jovem australiano da RBR ultrapassou Fernando Alonso
e Lewis
Hamilton nas voltas finais para alcançar seu segundo triunfo no ano e na
carreira – o único que desbancou as Mercedes em 2014. O espanhol da
Ferrari e o britânico da Mercedes venderam
caro suas posições e completaram o pódio. Resultados que coroaram duas
grandes
atuações. Alonso segurou o segundo lugar no braço com pneus
completamente
desgastados. Já Hamilton, largou dos boxes após o incêndio em seu carro
no
treino classificatório, chegou a roda e encostar no muro na primeira
volta e depois protagonizou uma espetacular corrida de recuperação,
segurando a pressão de seu companheiro de equipe e líder do campeonato,
Nico Rosberg, que começara na pole, nas voltas finais. Uma importante
conquista na briga interna
da dupla pelo título mundial.
Felipe Massa completou a prova em quinto, enquanto seu
parceiro de Williams, Valtteri Bottas terminou em oitavo, atrás de Kimi
Raikkonen (Ferrari) e Sebastian Vettel (RBR). Completaram o top 10,
Jean-Eric
Vergne (STR) e Jenson Button (McLaren). Com uma prova eletrizante, a
Fórmula 1 fecha a primeira parte da temporada e entra nas tradicionais
férias de meio de ano em grande estilo. Após a parada, restarão apenas
oito etapas, a primeira delas, o GP da Bélgica, dia 24 de agosto.
Daniel Ricciardo, Fernando Alonso e Lewis Hamilton no pódio do GP da Hungria (Foto: Reuters)
Largando
da quarta posição, Ricciardo entrou na briga pela
vitória após uma parada nos boxes certeira durante os primeiro
safety car, acionado pela batida de Marcus Ericsson (Caterham). Na
ocasião, os três ponteiros (Rosberg, Bottas e Vettel) só puderam parar
na volta seguinte, pois já estavam na reta principal quando o carro de
segurança foi para a pista. O “pulo do gato” foi um terceiro pit stop a
16 voltas do
fim. Com pneus macios e em melhores condições que os dos rivais, Daniel
foi
capaz de fazer as ultrapassagens e cruzar a linha de chegada em
primeiro.
Massa adotou uma estratégia parecida com a do
vencedor: começando em sexto, fez dois pit stops sob bandeira amarela, mas
colocando pneus médios na segunda parada. O brasileiro chegou a pintar entre os
primeiros colocados. Mas o carro da Williams não apresentava um ritmo forte após
o segundo pit stop e a equipe antecipou sua terceira parada, com novo jogo de
compostos médios. No fim, Felipe cruzou em quinto. Como consolo, terminou três
posições à frente do companheiro de equipe, Bottas.
Apesar
de ter chegado atrás de Hamilton, Rosberg segue líder da temporada
2014. O alemão da Mercedes chegou aos 202 pontos e viu sua vantagem
diminuir de 14 para 11 pontos. Ricciardo aparece em terceiro com 131,
seguido por Alonso (115). Com o quinto lugar, Felipe Massa alcançou os
40 pontos e tomou a nona posição de Kevin Magnussen (McLaren).
No Mundial de Construtores, a Ferrari recuperou a terceira posição
perdida para a Williams na semana passada. A Mercedes segue líder
disparada, com RBR na sequência.
A corrida
Uma forte pancada de chuva pouco antes do horário marcado
para a largada deixou a pista encharcada. Todos os pilotos foram para o grid de
pneus intermediários e foram cautelosos na largada. O pole Rosberg manteve a
liderança, enquanto Bottas passou Vettel e assumiu a segunda colocação. Alonso passou
os dois carros da RBR e subiu para terceiro. Já Massa, após a capotagem no GP
anterior, foi ainda mais cauteloso e acabou perdendo duas posições, caindo para
oitavo.
Após o incêndio em sua Mercedes, Hamilton largou do pitlane.
Na primeira volta, levou um susto. Com os freios mais frios por não ter dado
volta de apresentação e ansioso em ganhar posições, acabou rodando ao errar uma
freada e se chocou de leve no muro. O suficiente para quebrar um pedaço da asa
dianteira. Ainda na primeira volta, Alonso deu uma escapada na pista molhada e
acabou sendo ultrapassado por Vettel.
Enquanto Rosberg abria 10 segundos de vantagem na ponta em
apenas 6 voltas, Hamilton escalava o pelotão e já aparecia em 13º, deixando
para trás Maldonado, Chilton, Ericsson, Magnussen, Kvyat, Bianchi, Kobayashi,
Grosjean e Raikkonen.
Safety car entra e
muda história da prova
Na oitava volta, o sueco Ericsson perdeu o controle de sua
Caterham na traiçoeira pista molhada e bateu forte na reta oposta. O safety car
precisou ser acionado. Alguns pilotos como Hamilton, Ricciardo e Massa
aproveitaram a paralisação para ir para os boxes e trocar os pneus
intermediários por compostos para a pista seca. Já os quatro primeiros – Rosberg,
Bottas, Vettel e Alonso – já haviam passado pela entrada dos boxes e pararam
apenas na volta seguinte. Enquanto isso, Button e Magnussen preferiram se
manter na pista com pneus intermediários.
Com isso, houve muita alteração na classificação. Ricciardo
assumiu a liderança, seguido por Button, Massa, Rosberg, Magnussen, Vergne,
Vettel, Alonso, Hulkenberg e Pérez. Nesse momento, Hamilton se encontrava na
13ª posição, logo à frente de Raikkonen.
Grosjean bate sob bandeira amarela
Mesmo sob bandeira amarela, Grosjean acabou batendo sozinho,
no mesmo local de Ericsson, e o carro de segurança precisou continuar na pista.
Na relargada, com os pneus intermediários, Button passou
Ricciardo e assumiu a liderança. Sem previsão de chuva, a McLaren falou para o
inglês pisar fundo e tentar abrir o máximo possível. Hamilton fez um ótimo
recomeço de corrida, passou Gutiérrez, Bottas, Hulk, Pérez e subiu para nono. Enquanto
isso, Rosberg, reclamando do freio, perdia posições para Alonso e Vergne e caía
para sétimo. Após 15 voltas, apenas a RBR de Vettel separava as duas Mercedes.
Só Vettel separa Nico
de Hamilton
As Mclarens não duraram muito tempo com pneus intermediários
e foram para os boxes. Com isso, Ricciardo reassumiu a liderança, seguido por
Massa, Alonso, Vergne, Rosberg, Vettel e Hamilton. Em uma corrida movimentada,
Hulk abandonou após tocar em uma STR, enquanto Maldonado bateu em Bianchi,
forçando ambos a visitarem os boxes. Em sétimo, Hamilton fazia de tudo para
passar Vettel. Até a equipe pedir para ele tomar cuidado porque seu freio
estava superaquecendo.
Pérez bate e safety
car entra novamente
Na 23ª volta, foi a vez de Pérez bater forte, em plena reta
principal, provocando mais uma entrada do safety car. Ricciardo, Massa e Bottas
aproveitaram para fazer uma nova troca de pneus, retornando, respectivamente,
em sexto, sétimo e 13º. De todos que
foram aos boxes, somente a dupla da Williams optaram pelos pneus médios. Com
isso, Alonso passou a ser o novo líder. Na sequência apareciam Vergne, Rosberg,
Vettel e Hamilton.
Na relargada, Alonso administrou a ponta. Rosberg passou a
pressionar Vergne pelo segundo lugar, enquanto Hamilton, quarto, não sabia se
atacava Vettel ou se defendia de Ricciardo.
Vettel dá 360º em
plena reta
Enquanto Rosberg entrava nos boxes para mais um pit stop,
Vettel perdeu o controle de sua RBR na entrada da reta. O alemão deu um giro de
360º e mostrou habilidade para evitar uma batida mais forte no muro, apenas
encostando a roda traseira esquerda de leve. O britânico da Mercedes passou para terceiro.
Inspirado, o campeão de 2008 deu o bote em Vergne e assumiu o segundo lugar.
Vettel e Vergne foram pra os boxes e a classificação após 35 voltas era: Alonso,
Hamilton, Ricciardo, Massa e Raikkonen. Rosberg voltou em décimo, logo atrás de
Bottas.
Alonso foi mais uma vez para os boxes e Hamilton assumiu a
liderança da prova. Mas por pouco tempo. O inglês foi para os boxes na volta
seguinte, cedendo a ponta para Ricciardo. Massa, com estratégia diferente era o
segundo. Raikkonen aparecia em terceiro. Alonso, Hamilton e Rosberg – que acabara
de se livrar de Bottas – vinham na sequência.
Com 43 voltas das 70 voltas completadas, Ricciardo tinha
aberto 14 segundos de vantagem sobre Massa. Mas o brasileiro decidiu antecipar
sua parada nos boxes e colocar um novo jogo de pneus médios e voltou em sexto,
próximo de seu companheiro de Williams, Bottas.
Clima esquenta na
Mercedes
Quarto colocado, Rosberg se aproximava de Hamilton. Pelo
rádio, a Mercedes pediu para o britânico deixar o alemão passar, apesar da
distância razoável que separavam os dois. O argumento era que Nico vinha com
pneus macios e precisava fazer mais um pit stop, enquanto Hamilton estava com
compostos médios. Lewis, no entanto, não cedeu a posição e ainda questionou a
equipe: “E meus pneus, será que vão durar até o fim?”. Enquanto isso, o alemão
reclamava com a equipe pelo rádio.
Líder, Ricciardo via sua vantagem para Alonso diminuir a
cada volta, caindo para 12 segundos a 15 voltas do fim. O australiano, enfim,
foi para os boxes, retornando em quarto. Alonso retornou para a ponta, quatro
segundos à frente de Hamilton e a cinco de Rosberg. Bottas aparecia em sexto,
com Massa e Raikkonen próximos.
Na volta 57, Rosberg fez seu terceiro pit stop e retornou em
sétimo, atrás de Kimi. A dez voltas do fim, o cenário era o seguinte, Alonso
liderava, mas com pneus macios já gastos. Hamilton era o segundo, com compostos
médios relativamente usados. Em terceiro aparecia Ricciardo com um jogo novinho
de macios. Massa era o quarto com médios, seguido por Rosberg também com pneus
novos e Raikkonen.
Nico então, deixou Felipe para trás, e assumiu o quarto
lugar. Mais na frente, a briga pela vitória era emocionante. Alonso, Hamilton e
Ricciardo estavam colados. O espanhol da Ferrari se segurava com pneus gastos e
chegou até a sair da pista. O australiano tentou fazer a manobra sobre
Hamilton, mas o inglês fez jogo duro e segurou a segunda posição.
Ricciardo surge para a vitória
A quatro voltas do fim, Ricciardo, enfim deu o bote no
inglês e partiu para caça a Alonso. Um giro depois, a revelação da RBR superou
o espanhol e assumiu a ponta. Com tanta confusão lá na frente, Rosberg já se
aproximava dos de Hamilton e Alonso. Com penus em melhores condições, o
australiano disparou na frente rumo à vitória. Nico partiu para cima do companheiro de Mercedes, mas o
inglês deu um chega pra lá e se manteve em terceiro. Alonso, com pneus em
frangalhos, arrancou um incrível pódio. Massa cruzou em quinto. Raikkonen,
Vettel, Bottas, Vergne e Button completaram a zona de pontuação.
Confira o resultado final do GP da Hungria, válido pela 11ª etapa da temporada 2014:
1) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault), 70 voltas em 1h53m05s058
2) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +5s2
3) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) +5s8
4) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) +6s3
5) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +29s8
6) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +31s4
7) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) +40s9
8) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +41s3
9) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) +58s5
10) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) +1m07s2
11) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) +1m08s1
12) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) +1m18s4
13) Pastor Maldonado(VEN/Lotus-Renault) +1m24s0
14) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) -1 volta
15) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) -1 volta
16) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) -1 volta
Não completaram:
Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 33 voltas
Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) 25 voltas
Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 23 voltas
Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 15 voltas
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 11 voltas
Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 8 voltas
2) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +5s2
3) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) +5s8
4) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) +6s3
5) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) +29s8
6) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +31s4
7) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) +40s9
8) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) +41s3
9) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) +58s5
10) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) +1m07s2
11) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) +1m08s1
12) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) +1m18s4
13) Pastor Maldonado(VEN/Lotus-Renault) +1m24s0
14) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) -1 volta
15) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) -1 volta
16) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) -1 volta
Não completaram:
Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 33 voltas
Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) 25 voltas
Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 23 voltas
Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 15 voltas
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 11 voltas
Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 8 voltas
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
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