domingo, 24 de novembro de 2013

Vettel vence em SP e iguala recordes; Massa é penalizado no adeus à Ferrari

Alemão alcança nove vitórias consecutivas e 13 na temporada. Em dobradinha, Webber se despede da F-1 sem capacete, enquanto brasileiro termina em sétimo

Por São Paulo
a largadaFelipe Massa ganha três posições, e Rosberg passa Vettel
massa é punidoBrasileiro é penalizado com drive-through e perde posições 
despedidaEm seus últimos metros na Fórmula 1, Webber anda sem capacete


Chuva “indecisa”, despedida do companheiro de equipe, problema no pit stop. Nada disso segurou o ímpeto de Sebastian Vettel no GP do Brasil, que encerrou a temporada 2013 da Fórmula 1 como de costume: à frente de todos os seus rivais. Com a 13ª vitória no ano, o alemão igualou dois recordes: o de maior número de vitórias consecutivas (nove), que durava seis décadas em poder do italiano Alberto Ascari, e o de triunfos em uma mesma temporada, chegando à mesma marca alcançada por seu compatriota Michael Schumacher em 2004. Uma festa com direito a dobradinha, já que Mark Webber superou a largada ruim e terminou a prova de Interlagos na segunda posição em seu 215º e último GP na Fórmula 1. O australiano celebrou o fim de sua carreira de forma inusitada, guiando o carro sem capacete em uma imagem antológica. No pódio, cena pastelão com um baita tombo.

- Estou triste que a temporada chegou ao fim. O carro esteve fenomenal e melhorou a cada corrida. Foi muito difícil no fim, hoje, com a chuva, mas estou extremamente orgulhoso e quero dar um grande obrigado ao time. Parabéns também ao Mark. Não temos o melhor relacionamento, mas sempre tivemos muito respeito um pelo outro. E fomos uma dupla de muito sucesso para a equipe - exaltou o tetracampeão Vettel.

E no dia da despedida de Felipe Massa da Ferrari, a equipe italiana voltou ao pódio com Fernando Alonso após cinco corridas de ausência. Antes da prova, o espanhol declarou que gostaria de ajudar o brasileiro. E até certo ponto tinha a oportunidade de brindar o companheiro, que vinha em quarto, com um pódio diante de sua torcida. Porém, Massa foi punido com umdrive through (passagem obrigatória pelo pit lane) por passar com as quatro rodas sobre a linha branca que marca a entrada dos boxes durante uma volta normal. Com a corrida prejudicada, terminou em 7º.

- Estava sendo uma excelente corrida. Uma pena o que aconteceu. Tomar drive drive-through por isso, nunca vi, primeira vez. Uma pena porque o resultado seria bem diferente de um sétimo lugar. Talvez até um pódio. Uma pena - disse Massa.

Penalidade pode ter custado vice à Ferrari

A punição a Massa pode ter custado o vice-campeonato de Construtores à Ferrari, o que renderia muitos milhões de doláres. Caso o brasileiro ficasse entre os quatro primeiros, o time de Maranello poderia descontar a desvantagem de 15 pontos que tinha para a Mercedes. Porém, mesmo com Nico Rosberg e Lewis Hamilton em quinto e nono, respectivamente, o time alemão chegou aos 360 pontos e ficou seis à frente da equipe italiana.

Vettel comemoração GP Brasil (Foto: Reuters)Sebastian Vettel comemora vitória no GP do Brasil e mais dois recordes para a coleção 
(Foto: Reuters)

a largada

Vettel não tracionou bem na largada e foi surpreendido por Rosberg, que assumiu a ponta. Alonso também tentou dar o bote, mas não conseguiu ganhar posições e ainda perdeu o terceiro lugar para Hamilton, que já tinha deixado Webber para trás. Reconhecidamente bom em largadas, Massa protagonizou mais uma boa partida, sua última pela Ferrari. Deixou Grosjean, Ricciardo e Vergne para trás, pulando de nono para sexto.

Mas Rosberg durou pouco na liderança. Logo no fim da primeira volta, Vettel deu o troco na reta principal e retomou a primeira colocação. Com o outro carro da Mercedes, Hamilton sofria ainda mais, perdendo terreno para Alonso e Webber.


O primeiro abandono veio já na quarta volta. O motor da Lotus de Romain Grosjean estourou e deixou um rastro de fumaça na "Subida do Café", atrapalhando a visão dos demais competidores (confira no vídeo ao lado). Assim como Hamilton, Rosberg sofria para se defender com uma Mercedes não tão veloz na reta. Em três voltas, ele perdeu posições para Alonso e Webber, caindo para quarto.

Enquanto isso, com pista livre, Vettel voava na frente. Em apenas dez voltas, a vantagem dele para o vice-líder Alonso já era de oito segundos. Webber era terceiro, seguido por Rosberg, Hamilton e Massa. Na 11ª volta, Hamilton deixou para trás seu companheiro de Mercedes, Rosberg, e assumiu o quarto lugar. Dois giros depois, foi a vez de Webber tomar a segunda colocação de Alonso. Mais atrás, Pérez e Bottas protagonizavam um bom duelo por uma vaga na zona de pontuação.
massa é punido e perde posições

F1 GP do Brasil Felipe Massa (Foto: EfeServicios) 
Após ganhar posições na rodada de pit stops, Massa perde colocações ao ser penalizado 
(Foto: EfeServicios)

Nesta mesma volta, Vergne inaugurou o trabalho nos boxes. O primeiro dos ponteiros a fazer sua parada foi Massa, no 20º giro da prova. O brasileiro retornou à pista em nono e começou a pisar fundo. Vettel fechou a primeira rodada de pit stops na 24ª volta e manteve a ponta com tranquilidade. Alonso recuperou a posição de Webber nos boxes e subiu para segundo. Mas quem mais lucrou foi Massa, que, com a parada precoce, conseguiu ganhar duas colocações, de Hamilton e Rosberg.


Com 30 voltas completadas, Vettel possuía exatos dez segundos de vantagem sobre o segundo colocado Webber. Alonso era o terceiro, logo à frente de Massa. O brasileiro vinha fazendo uma bela prova de despedida pela Ferrari, mas um detalhe o prejudicou consideravelmente. Ele foi penalizado com um drive through por passar sobre a linha branca perto da entrada dos boxes (veja o vídeo ao lado) e precisou cumprir uma passagem obrigatória pelos boxes.

Ao ser avisado pelo rádio sobre a punição, o piloto reclamou bastante: "Inacreditável". Ao pagar a penalidade, passou pelo pit lane acenando com a mão deixando evidente a sua insatisfação. Massa voltou à pista em oitavo, perdendo colocações para Hamilton, Button, Rosberg e Pérez.

hamilton e bottas tocam rodas

Folgado na liderança, Vettel passou a administrar a ponta e manteve os dez segundos de diferença para Webber até o fim da 40ª volta. Alonso seguia em terceiro, acompanhado por Hamilton, Button e Rosberg. Com a corrida prejudicada, Massa fez sua segunda troca de pneus, na 20ª volta.

E por falar em pneus, Bottas e Hamilton tocaram rodas e se deram mal. A borracha do pneu traseiro esquerdo do finlandês da Williams se soltou completamente na hora, e ele acabou abandonando. Já o britânico da Mercedes viu seu pneu traseiro direito furar, mas pelo menos conseguiu levar o carro até os boxes. Hamilton foi punido com um drive through pelo incidente.


Nesse mesmo momento, a RBR se enrolava no pit stop do líder Vettel. Os mecânicos demoraram a levar o pneu dianteiro direito fazendo o alemão perder tempo. Webber, que entrara nos boxes logo atrás, teve que ficar esperando no pit lane.

E para adicionar ingredientes a uma corrida que já estava agitada, a chuva começou a dar as caras. Nas represas que cercam o autódromo, era possível ver as nuvens carregadas. Os primeiros pingos começaram a cair, primeiro na entrada da reta oposta e, pouco depois, em todo o circuito.

chuva dá toque de drama

A leve chuva deu contornos dramáticos às últimas voltas. Como o asfalto não estava muito molhado, os pilotos seguiram com pneus para pista seca, mas precisavam segurar seus carros na ponta dos dedos para não escapar. Após a confusão em seu pit stop, Vettel viu o companheiro Webber reduzir a diferença de dez para seis segundos.

Mas o alemão manteve seu costumeiro sangue frio e voltou a abrir vantagem para o australiano. Em terceiro aparecia Alonso, com uma grande margem à frente de um surpreendente Button, que alcançava o melhor resultado da McLaren no ano. Colado no britânico vinha Rosberg, seguido de perto por Pérez e Massa.

A chuva ameaçou, mas não chegou com força. Os pingos ainda caíam, mas não o suficiente para atrapalhar os pilotos. Vettel levou sua RBR com categoria até a bandeirada, para vencer mais uma corrida, alcançando mais dois recordes. Em sua última prova na F-1, Webber completou a dobradinha da RBR. Depois, tirou o capacete e percorreu seus últimos metros na categoria sentindo o vento no rosto. Alonso fechou o pódio, e Massa cruzou em sétimo.

resultados

1) Sebastian Vettel   (ALE/RBR)  - 1h32m36s300
 2) Mark Webber        (AUS/RBR)    + 10s452
 3) Fernando Alonso    (ESP/Ferrari)    +  18s9
 4) Jenson Button      (ING/McLaren)   +   37s3
 5) Nico Rosberg       (ALE/Mercedes   +   39s0
 6) Sergio Pérez       (MEX/McLaren)   +   44s0
 7) Felipe Massa       (BRA/Ferrari)  +  49s1
 8) Nico Hulkenberg    (ALE/Sauber)    + 1m04s2
 9) Lewis Hamilton     (ING/Mercedes)   +  1m12s9
10) Daniel Ricciardo   (AUS/STR)   + 1 volta
11) Paul di Resta      (ESC/Force India) + 1 volta
12) Esteban Gutiérrez  (MEX/Sauber)  + 1 volta
13) Adrian Sutil       (ALE/Force India) + 1 volta
14) Heikki Kovalainen  (FIN/Lotus)  + 1 volta
15) Jean-Eric Vergne   (FRA/STR)  + 1 volta
16) Pastor Maldonado   (VEN/Williams) + 1 volta
17) Jules Bianchi      (FRAMarussia)   + 2 voltas
18) Giedo van der Garde (HOL/Caterham)  +  2 voltas
19) Max Chilton   (ING/Marussia)  +   2 voltas
Abandonaram
20) Charles Pic    (FRA/Caterham)
21) Valtteri Bottas   (FIN/Williams) 
22) Romain Grosjean  (FRA/Lotus)

Circuito José Carlos Pace, Interlagos, palco do GP do Brasil de Fórmula 1 (Foto: Arte Esporte)Circuito José Carlos Pace, Interlagos, palco do GP do Brasil de Fórmula 1 (Foto: Arte Esporte)





FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário