segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Duas em cada três mulheres se queixam de cansaço no dia a dia

Pesquisa mostra que mulheres estão mais cansadas que homens. Enquanto 54% deles disseram estar cansados, 66% delas reclamaram bastante.


Dor no corpo e desânimo são sinais claros de que o seu corpo e sua mente estão no limite. Uma pesquisa mostrou que a imensa maioria dos brasileiros reclama exatamente disso.

Participaram da pesquisa 1499 pessoas, 98% delas responderam que estão cansadas.É quase todo mundo e os motivos principais: o estresse e a correria do dia a dia.

E você sabe quem está reclamando mais? São as mulheres. Sim, logo elas, tão valentes e dispostas diante do trabalho. Enquanto 54% dos marmanjos disseram estar muito cansados, 66% das mulheres, ou seja, duas em cada três, reclamaram muito, se queixaram de muito  cansaço no dia a dia. E se a gente olhar de perto a rotina de uma trabalhadora como a dona Débora, a gente entende fácil-fácil o porquê. 
 
Ela é responsável pela limpeza em um prédio comercial. Dona Débora, 45 anos, acorda às 5 da manhã todo dia, pega dois ônibus e sai do trabalho às 15h.

A psicóloga Ana Maria Rossi elaborou o questionário que testa o nível de cansaço. “É uma bola de neve. À medida que ela vai deixando com que esse cansaço controle a sua vida, ela vai se sentindo cada vez mais cansada”.

No mesmo prédio da dona Débora, trabalha Vanessa, 32 anos, coordenadora de importação.

“Qualquer erro pode gerar uma multa, demora na entrega das mercadorias para os hospitais, laboratórios”, diz Vanessa Oliveira, coordenadora de importação.

E depois do trabalho no escritório, começa a segunda jornada. A missão: cuidar da filha Giovana, de um ano e nove meses. “Além de ser mãe, dona de casa, ainda sou esposa e tem a jornada profissional”, diz Vanessa.

Fantástico: Dá até pra conversar com o marido de vez em quando?

Vanessa: Às vezes, ele reclama porque a gente começa a conversar, à noite, e quando ele percebe, eu durmo. Às vezes, eu penso ‘Qual seria o meu maior sonho agora?’ Quando eu acordo, principalmente: voltar a dormir.

Vanessa apresenta um nível excessivo de cansaço. “É importante que a pessoa dê uma parada, reavalie o seu dia a dia, mude o que ela puder mudar”, afirma a psicóloga.

“Uma pessoa que para atividades pequenas, como subir uma escada, começar a sentir cansaço, falta de ar. É necessário que procure um médico, porque possivelmente tem algum problema físico que está provocando isso”, explica Paulo Olzon, médico.

E lembra da dona Débora, que cuida da limpeza de um prédio inteiro? O resultado dela foi um pouco melhor que o da Vanessa, mesmo com serviços tão diferentes. Nível excessivo de cansaço, que está comprometendo a qualidade de vida. Também, é um trabalhão que a Dona Débora tem em casa: são oito filhos para cuidar.

Para vencer o cansaço, só mesmo um coração de mãe. “Eu amo muito meus filhos. Essa é a razão da minha vida. Eu falo assim: ‘Não, mas vai dar certo. Nós vamos lutar daqui, nós vamos lutar dali. A mãe ta cansada. mas nós vamos vencer, a vida é assim mesmo’. Sempre eu tô passando isso para eles”.




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário