Espanhol da Ferrari leva torcida que lotou arquibancadas de Barcelona ao delírio. Brasileiro larga em nono e cruza em terceiro. Mercedes decepcionam
Os espanhóis lotaram as arquibancadas do Circuito da Catalunha
esperançosos por um show do ídolo nacional Fernando Alonso. Expectativa
correspondida com uma exibição de gala do piloto da Ferrari.
O bicampeão mundial largou em quinto, não tomou conhecimento dos rivais
e faturou o GP da Espanha, válido pela quinta etapa da temporada 2013, confirmando o discurso confiante do dia anterior. Alonso ultrapassou Kimi Raikkonen (Lotus), Lewis Hamilton (Mercedes) e Nico Rosberg
(Mercedes) nas primeira voltas, ganhou a posição de Sebastian Vettel
(RBR) nos boxes e, na metade da prova, superou novamente o finlandês da
Lotus, que apostava em uma estratégia de três pit stops contra quatro
dos demais pilotos.
Extasiado com a terceira vitória em casa (Barcelona 2006 e Valência
2012), o espanhol quebrou protocolo e saudou o público dando uma volta
segurando a bandeira do país, o que não é mais permitido pelas regras.
Entretanto, a direção de prova decidiu não estragar a festa e não
advertiu o piloto, por haver precedentes em situações similares. A
festa, porém, quase acabou antes mesmo de começar. A Ferrari revelou que
Alonso teve um pequeno furo de pneu na 49ª das 66 voltas. Entretanto a equipe adiantou a parada nos boxes do piloto, minimizando o problema.
E o show em Barcelona não ficou só por conta do piloto da casa. Felipe Massa também brilhou.
Depois de ter que largar em nono devido a uma punição no treino classificatório,
o brasileiro fez uma bela corrida de recuperação, com diversas
ultrapassagens em momentos importantes, e cruzou a linha de chegada em
terceiro, subindo no pódio pela primeira vez na temporada. Feliz com a exibição, o piloto comemorou o resultado com a esposa Raffa Massa e o filho Felipinho na saída da pista. Raikkonen, em segundo, completou o pódio.
Alonso
recebe a bandeirada do GP da Espanha em primeiro, para delírio da
torcida que lotou as arquibancadas do Circuito da Catalunha (Foto: Getty
Images)
Constante e frio, Raikkonen aproveitou muito bem o menor consumo de
pneus do carro da Lotus e fez uma parada a menos nos boxes que os
adversários. O “Homem de Gelo” apresenta uma regularidade impressionante
desde que retornou à categoria, em 2012. É a 22ª vez seguida que
termina na zona de pontuação, aproximando-se do recorde estabelecido por
Michael Schumacher de 2001 a 2003. A dupla da RBR fechou o top 5, com o
alemão Vettel em quarto e o australiano Mark Webber em quinto.
Largando da primeira fila, Mercedes decepciona
A preocupação de Nico Rosberg e Lewis Hamilton com o fraco rendimento
da Mercedes, devido ao alto consumo dos pneus, se confirmou. A dupla,
que havia feito dobradinha no treino classificatório e dividia a
primeira fila no grid de largada, passou longe da briga pela vitória. O
alemão terminou apenas em sexto, mas pelo menos somou pontos. Pior ainda
foi Hamilton. O campeão mundial de 2008 levou volta dos ponteiros e
amargou um decepcionante 12º lugar, fora da zona de pontuação.
Paul Di
Resta (Force India), Jenson Button (McLaren), Sergio Pérez (McLaren) e
Daniel Ricciardo (STR) completaram os dez primeiros.
Felipe Massa subiu ao pódio pela primeira vez na temporada (Foto: AP) Vettel segue líder do campeonato
Com a segunda vitória no ano, Alonso chega aos 72 pontos e assume a
terceira posição no Mundial de Pilotos. Ele superou Lewis Hamilton, que
passou em branco na prova e estacionou nos 50. O líder continua sendo
Sebastian Vettel, que soma 89 pontos. O alemão, porém, viu sua vantagem
para Kimi Raikkonen diminuir de dez para quatro pontos. Massa superou
Webber e agora é quinto colocado na classificação geral.
Alonso quebra tabu de 17 anos e atinge marcas importantes
O espanhol da Ferrari conseguiu uma façanha expressiva no circuito
catalão. Foi a segunda vez que um piloto que não largou na primeira fila
venceu em Barcelona. A então única vez havia sido em 1996, quando
Michael Schumacher triunfou após largar em terceiro em um atípico GP,
debaixo de chuva torrencial.
Alonso atingiu outras duas marcas importantes. Chegou a 11 vitórias,
igualando Massa como quarto maior vencedor da história do tradicional
time de Maranello. Foi o 32º triunfo da carreira do espanhol, que deixa o
britânico Nigel Mansell para trás e se isola na quarta posição no
ranking dos pilotos que mais vezes subiram no degrau mais alto do pódio
na categoria máxima do automobilismo mundial, atrás apenas de Michael
Schumacher (91), Alain Prost (51) e Ayrton Senna (41).
Próxima etapa: GP de Mônaco
O próximo desafio da Fórmula 1 será o GP de Mônaco, de 23 a 26 de maio,
válido pela sexta etapa da temporada. A TV Globo transmite ao vivo a
mais charmosa corrida do calendário no domingo, às 9h (horário de
Brasília), além do treino classificatório, no sábado, no mesmo horário. O
GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real com vídeos. O SporTV exibe os
treinos livres a partir de quinta-feira, 5h.
Fernando Alonso comemora vitória com bandeira da Espanha (Foto: AFP)
Rosberg manteve a ponta na largada. Vettel superou Raikkonen e assumiu o
segundo lugar. Alonso não deixou o alemão da RBR escapar. Livrou-se do
finlandês da Lotus e nas curvas seguintes, passou Hamilton por fora,
subindo para terceiro. Quem também começou bem foi Massa. Largando em
nono, o brasileiro passou Webber e Grosjean antes da primeira curva e
depois tomou a sexta posição de Pérez ainda na volta de abertura.
As primeiras voltas foram marcadas por um trenzinho: Rosberg era o
“maquinista”, seguido por Vettel, Alonso, Hamilton, Raikkonen e Massa.
Mas em pouco tempo, os três primeiros se desgrudaram dos demais,
formando dois pelotões.
Na 7ª volta, Raikkonen desbancou Hamilton e assumiu o quinto lugar.
Mais atrás, Webber, que havia perdido três posições na largada, abriu os
trabalhos nos boxes, trocando os pneus médios pelos duros.
Na passagem
seguinte, Massa superou o britânico da Mercedes, subindo para quinto,
mas seguiu para os boxes na mesma volta e retornou em 12º. O primeiro a
deixar a prova foi Romain Grosjean. A suspensão da Lotus quebrou,
deixando o jovem piloto francês na mão.
Alonso fez seu pit stop na volta 10 - Rosberg e Vettel pararam na
passagem seguinte - e ganhou a posição do rival da RBR. Logo depois, o
piloto da casa superou o adversário da Mercedes com uma bela manobra,
levantando a arquibancada. Foi então que a queda de rendimento das
“Flechas de Prata” em razão do alto consumo dos pneus ficou evidente. Em
pouco tempo, Rosberg foi engolido por Vettel, Massa e Raikkonen. Quando
o mexicano Esteban Gutiérrez (Sauber) finalmente parou nos boxes, na
14ª volta, o espanhol da Ferrari assumiu a liderança, seguido por Vettel
e Massa.
A dupla da Ferrari foi cedo para a segunda rodada de pit stops. Alonso
voltou para a pista em quarto, logo passou Rosberg e subiu para
terceiro, atrás apenas de Vettel e Raikkonen. Já Massa retornou em
sétimo, rapidamente se livrou de Ricciardo, Pérez e Rosberg, e pulou
para quarto. A estratégia pareceu ter sucesso. Vettel e Raikkonen foram
para os boxes e voltaram atrás dos carros do tradicional de Maranello.
Nesse meio tempo, Giedo van der Garde abandonou após a roda traseira
esquerda de sua Caterham se soltar. A equipe foi investigada pela
direção de prova após a corrida e multada em 10 mil euros (cerca de R$
26 mil), já que um pneu solto na pista ameaça a segurança dos demais
competidores.
A corrida chegou à metade das 66 voltas com Alonso na ponta, dez
segundos à frente de Massa, que também mantinha boa margem para Vettel e
Raikkonen. Os pilotos de RBR e Lotus protagonizavam um show à parte no
duelo pela terceira posição. Vettel vendeu caro, mas o finlandês
conseguiu realizar a ultrapassagem.
Um incidente curioso aconteceu nos boxes. A equipe Sauber se precipitou
ao liberar Nico Hulkenberg do pit stop e o alemão se chocou com a STR
de Jean-Eric Vergne, que se preparava para fazer sua parada. Por causa
do toque, Hulk teve que retornar aos boxes na volta seguinte para
consertar o bico e pouco depois para cumprir um stop-and-go.
O espanhol fez o terceiro pit stop na volta 37 e voltou atrás de
Raikkonen, que tinha uma parada a menos. Por pouco tempo. Poucas
passagens depois, Alonso acionou a asa móvel e deixou o finlandês para
trás na reta principal, levantando as arquibancadas. Com uma estratégia
de três paradas contra quatro dos rivais, o piloto da Lotus fez seu
último pit a 20 voltas do fim, retornando dez segundos atrás de Massa e a
quase 30 do líder Alonso.
O piloto da Ferrari fez sua quarta e última parada nos boxes na 49ª das
66 voltas e manteve a ponta. Daí em diante, foi só administrar a
vantagem, receber a bandeirada em primeiro e comemorar com a torcida
espanhola. Massa retornou pouco mais de dez segundos atrás de Raikkonen
depois do quarto pit stop, restando 14 voltas para o fim. O brasileiro
passou a tirar, em média, um segundo de desvantagem do piloto da Lotus.
Mas o finlandês apertou o ritmo, conseguiu segurar a diferença e
garantiu o segundo lugar. A dupla da RBR fechou o top 5, com Vettel e
Webber em quarto e quinto, respectivamente. O pole position Rosberg
terminou apenas em sexto, enquanto seu companheiro de Mercedes,
Hamilton, chegou em 12º e sequer marcou pontos.
Confira o resultado final do GP da Espanha:
1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 66 voltas, em 1h39m16s596
2 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 9s300
3 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 26s00
4 - Sebastian Vettel (ALE/RBR) - a 38s200
5 - Mark Webber (AUS/RBR) - a 47s900
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1m08s000
7 - Paul di Resta (ESC/Force India) - a 1m08s900
8 - Jenson Button (ING/McLaren) - a 1m19s500
9 - Sergio Pérez (MEX/McLaren) - a 1m21s700
10 - Daniel Ricciardo (AUS/STR) - a 1 volta
11 - Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) - a 1 volta
12 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 1 volta
13 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 1 volta
14 - Pastor Maldonado (VEN/Williams) - a 1 volta
15 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - a 1 volta
16 - Valteri Bottas (FIN/Williams) - a 1 volta
17 - Charles Pic (FRA/Caterham) - a 1 volta
18 - Jules Bianchi (FRA/Marussia) - a 2 voltas
19 - Max Chilton (ING/Marussia) - a 2 voltas
Não completaram a prova:
Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - acidente (volta 52)
Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - roda solta (volta 21)
Romain Grosjean (FRA/Lotus) - quebra da suspensão (volta 8)
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
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