terça-feira, 21 de agosto de 2018

Escola Miguel Matias, de Campo Alegre - AL, inicia mais um “Agosto Verde”, na Semana da Pessoa com Deficiência


























A Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias, em Campo Alegre - AL, realizou no pátio da referida instituição, nesta terça-feira, 21 de agosto de 2018, a abertura de mais um Agosto Verde, fazendo jus à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Tema: Inclusão é aceitar e respeitar as diferenças; que vai de 21 a 28 de agosto.  Houve apresentações, discursos e homenagens às pessoas com deficiência. Aleff Nunes, aluno que já estuda Ciências Contábeis, exemplo de superação, tocou teclados, acompanhado do professor de violino, Luah. Alunos especiais da atual escola e de outras do município, apresentaram-se brilhantemente numa dinâmica musical. Alunos do 5º Ano ''B'' matutino, da turma da professora, Edriane Gomes dançaram belissimamente.

O diretor da escola, professor, Luciano Torres, deu as boas-vindas a todos e falou sobre a importância de trabalhar em prol de uma educação mais justa e inclusiva.

As professoras, Maria José (popular Beija) e Ocione Alves falaram sobre a inclusão social e o prazer de trabalhar com os alunos especiais, na sala de recursos e no acompanhamento na sala regular, rumo à realização das igualdades sociais.

O professor e radialista, Renilton Silva, foi um dos convidados a participar do evento, onde expressou a admiração para com as pessoas com deficiência. Para quem não sabe, Renilton Silva é deficiente desde seus 08 meses de idade; mas mesmo assim supera os obstáculos da vida.

Agosto Verde, simboliza a esperança de uma sociedade totalmente inclusiva e sem preconceitos. A comemoração tem por finalidade promover a integração das pessoas com deficiência em todos os níveis sociais.

Mesmo sendo um assunto amplamente discutido, existe ainda certa confusão sobre o conceito de justiça social. Como conceito, a justiça social parte do princípio de que todos os indivíduos de uma sociedade têm direitos e deveres iguais em todos os aspectos da vida social, isso quer dizer que todos os direitos básicos, como a saúde, educação, justiça, trabalho e manifestação cultural, devem ser garantidos a todos.

Foram distribuídos lacinhos verdes, representando o ''Agosto Verde''.

À noite, uma palestra com o convidado, Ramilson Alexandre, presidente da ADEFICAL - Associação dos Deficientes Físicos de Campo Alegre, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência em Campo Alegre, vice-presidente da FEDEFAL - Federação de Entidades de Pessoas com Deficiência Física de Alagoa. Ocione Alves, Maria José, demais professores e alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos, estiveram presentes.

Durante esses dias, a escola e a comunidade prometem muitas homenagens às pessoas especiais.

Professores, alunos(as), dos 1ºs aos 5ºs Anos fizeram presença. Além da equipe gestora da escola, coordenação, cuidadores, apoiadores, funcionários e demais pessoa da Escola Miguel Matias.

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA MIGUEL MATIAS - EDUCANDO COM RESPONSABILIDADE – Localizada na Rua Senador Máximo, nº 184, bairro Centro, Campo Alegre – Alagoas, telefone 3275 1336. Dispõe de salas amplas, profissionais capacitados, turmas de 1ºs aos 5ºs anos do ensino fundamental, e EJA – Educação de Jovens e Adultos. É destaque no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.




Somos uma escola destaque, referência nacional, onde buscamos a cada dia, uma educação mais justa, capaz e transformadora do conhecimento.  Nosso compromisso é formar cidadãos éticos, críticos e participativos.


Coordenadores: Professora, Patrícia Ferreira; professora Selma Oliveira; e professor André Nascimento.

Diretores: Professor, Luciano Torres; professora, Giselma Vieira; e professora Quitéria Silva.


OBS.: Acrescentamos nesta quarta-feira, 22/08 alguns detalhes nesta postagem.

2 comentários: