As comemorações ao dia de Corpus Christi em Campo Alegre, cidade alagoana, é marca registrada. O tapete cívico é uma tradição que foi trazida ao município no ano de 1983, pelo saudoso professor Jorge Vieira da costa (Professor Jorge), filho da saudosa professora, Jaci. O professor Jorge, que já é falecido, trouxe essa ideia de São Paulo; e até hoje a tradição é cumprida neste município. Este ano somam 35 anos de realização do tapete em Campo Alegre.
Todos os anos o tapete é confeccionado pelas pessoas desta cidade: Moradores e demais pessoas que passam à noite de quarta-feira inteira (noite anterior ao dia de Corpus Christi) trabalhando sem medir esforços para enfeitar as ruas por onde passa a procissão com o santíssimo sacramento. A tradição é um misto de fé, onde populares são envolvidos na manutenção da tradição religiosa e cultural.
O tapete é confeccionado a base de pó de serragem, areia, folhas, tintas, etc., com o apoio do município; porém algumas pessoas usam da criatividade usando outros materiais mais sofisticados.
Na manhã desta quinta-feira, 31 de maio, o Dia de Corpus Christi, aconteceu com a celebração da Santa Missa na Igreja de São Francisco, em Campo Alegre, ponto inicial do tapete, celebrada pelo padre da cidade, pároco Cristiano Firmino e pelo bispo diocesano Dom Valério Brêba. Após a celebração da santa missa, iniciou-se a grande procissão seguindo pelo percurso das ruas enfeitadas pelo tradicional tapete.
CORPUS CHRISTI
Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa católica. É um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma "Festa de Guarda", isto é, para os católicos, é obrigatório participar da Santa Missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.
Os tapetes de rua são uma tradição e manifestação artística popular realizada por fiéis da Igreja Católica, confeccionados para a passagem da procissão de Corpus Christi.
A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia. No Brasil essa tradição está sendo ampliada, atingindo inclusive comunidades, bairros e até Colégios (um exemplo é o Colégio Virgo Potens, em Guarulhos-SP, que desde 2009 realiza a confecção junto a materiais diversos e também foco na Sustentabilidade).
Nenhum comentário:
Postar um comentário