Na manhã da última terça-feira, 28 de novembro, foi
dada a abertura na Escola Municipal Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães,
localizada na Rua Nossa Senhora do Carmo, Centro, Campo Alegre - AL, de um dos
eventos marcantes, Feira de conhecimentos; onde as turmas de alunos dos 6ºs aos
9ºs anos, juntamente com seus professores, coordenação e direção deram um show
de práticas e experiências.
Muitos temas foram debatidos e explorados para o
público em geral, no comando de seus representantes da Hildebrando. Muitas escolas do município estiveram presentes no evento: Escola Recanto Feliz, Escola Miguel Matias, Escola Dom Constantino e outras.
Além de outros assuntos e temas importantes, os
professores, Antônia, Lúcia e Romualdo, ao lado de seus alunos dos 7ºs Anos
''A'' e ''C'' da atual escola, apresentaram sobre ''IV Encontro Inclusão
Social'', onde falaram como a inclusão está presente nos nossos dias. Foi feita
uma homenagem ao escritor, Claudionor Rocha; ao professor e
radialista, Renilton Silva; ao presidente da Adefical (Associação
dos Deficientes Físicos de Campo Alegre), vice-presidente da Fedefal - Federação
de Entidades de Pessoas com Deficiência Física do Estado de Alagoas, Ramilson
Alexandre e ao funcionário, Francisco
dos Santos, ''Exemplo de superação de pessoas com deficiência que fazem a
diferença na sociedade''. Os homenageados foram aplaudidos e presenteados.
O evento encerrou-se ontem, 29 de novembro.
O evento encerrou-se ontem, 29 de novembro.
Inclusão social é
o conjunto de ações que garante a participação igualitária de todos na
sociedade, independente da classe social, da condição física, da educação,
do gênero, da orientação sexual, da etnia, entre outros aspectos.
Antes que as medidas de inclusão social sejam formuladas e aplicadas, é
necessário observar quais são os grupos excluídos e o que deve ser melhorado
para que possam estar plenamente inseridos na sociedade.
Por exemplo,
os deficientes físicos (principalmente os cadeirantes) precisam que as calçadas
públicas estejam em boas condições e que tenham rampas. Caso contrário, essas
pessoas passam a não se sentirem representadas na própria sociedade em que
vivem, pois suas necessidades são simplesmente ignoradas.
Construir rampas que facilitem o acesso dos deficientes físicos às
calçadas passa a ser um exemplo de inclusão social, pois consiste
numa medida que tem como objetivo promover a integração harmoniosa de um grupo,
a princípio marginalizado, na sociedade.
Agrademos a todos pelo carinho e reconhecimento para com as pessoas com
deficiência!
Escola Municipal Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães - Diretora:
Professora Socorro Vieira
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