quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Escola Miguel Matias, em Campo Alegre - AL, realiza um grande trabalho em homenagem ao Dia do Folclore




























A Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias, localizada no Centro da cidade de Campo Alegre - AL, realizou nesta terça-feira, 22 de agosto, pela manhã e à tarde, grandes apresentações em comemoração ao Dia do Folclore. Exposições sobre o guerreiro, adivinhações, pastoril, capoeira, danças e outras atrações. Professores, cuidadores, monitores, alunos dos 1ºs aos 5ºs anos da educação básica, diretores, coordenadores, funcionários, pais de alunos e convidados especiais estiveram presentes no evento.

Foi um dia muito proveitoso, com muita alegria e animação.

22 de agosto - Dia do Folclore

Folclore

O FOLCLORE É UM CONJUNTO DE MANIFESTAÇÕES DA CULTURA POPULAR QUE EXISTE NOS MAIS VARIADOS POVOS, NAS VÁRIAS REGIÕES DO MUNDO.

Folk significa povo e Lore, instrução, sabedoria. Assim sendo, a cultura popular também carrega uma sabedoria, um conjunto de conhecimentos específicos, que se organizam, geralmente, em forma de mitos (narrativas) e rituais (festas, cerimônias etc).

O folclore manifesta-se de muitas formas e em todas as regiões do mundo, pois a cultura popular é bastante versátil e se desenvolve com força em qualquer povo. 

O conjunto de lendas, de provérbios, de encenações e festas, sempre concentra, em seu fundo, uma sabedoria de conteúdo moral, tal como as fábulas e contos de fadas. Geralmente é essa sabedoria que orienta as comunidades locais, que vivem circunscritas em determinada tradição. A tradição folclórica do Brasil, por exemplo, desenvolveu-se de variadas formas de acordo com as regiões do país. Esse desenvolvimento se deu a partir da mistura das tradições dos principais povos que se misturam em terras brasileiras; notadamente, povos africanos, os nativos indígenas e europeus.

As principais lendas e ritos do folclore brasileiro mais famosos são: o do Saci-Pererê, da Iara, do Bumba meu boi, do Lobisomem e da Mula sem cabeça

As tradições populares são conservadas por meio do folclore. Através de uma festa, como a do Bomba meu boi, toda uma herança imaterial – isto é, um estoque de valores e sabedoria tradicional é passado de geração em geração. É de suma importância, portanto, o estudo e o conhecimento das práticas do folclore, não apenas do Brasil, mas de todos os povos, das variadas regiões do globo.

Por Me. Cláudio Fernandes

FONTE: BRASIL ESCOLA


A Escola Miguel Matias conta com turmas dos primeiros aos quintos anos da educação básica, manhã e tarde. E à noite, turmas da EJA - Educação de Jovens e Adultos.

Parabéns a todos da Miguel Matias pela dedicação e trabalhos realizados!


ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA MIGUEL MATIAS - EDUCANDO COM RESPONSABILIDADE

Direção Geral: Professores, Luciano Torres; Giselma Vieira e Quitéria Santos

Coordenação: Professores, Patrícia Ferreira; Selma Oliveira e Irisdelma Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário