quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Cobrança do IPVA 2016 terá início no mês de fevereiro em Alagoas

Proprietários de veículos devem ficar atentos à nova tabela de pagamento.

Desconto de 10% será aplicado para quem decidir pagar parcela única.



Valor do imposto em 2016 deve ser 3,3% menor do que o que foi cobrado em 2015 (Foto: Gcom-MT)
Proprietários de veículos devem ficar atentos aos novos prazos do IPVA (Foto: Gcom-MT)


Proprietários de veículos registrados em Alagoas devem ficar atentos aos prazos para pagamento do IPVA de 2016, que inicia em fevereiro. Os boletos de cobrança serão encaminhados para os contribuintes a partir da segunda quinzena de janeiro.

Neste ano, será mantida a tabela com vigência entre fevereiro e junho, englobando duas placas por mês e possibilitando o parcelamento do imposto em até seis vezes.

A forma de cálculo do IPVA é feita a partir da aplicação de uma alíquota, que varia de 1% a 4%, sobre o valor do veículo (veja na tabelaabaixo os percentuais definidos pela Sefaz).
Os valores dos veículos foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE), a partir da página 4. Para ter acesso, clique aqui. Segundo a Sefaz, ainda serão acrescentados valores de alguns veículos que não aparecem na lista.
Veja exemplo de como calcular o valor do imposto:
Valor venal do veículo: (exemplo: R$ 24.836)
Alíquota: 2,5%
Cálculo: 24.836 x 0,025 (R$ 620,90 é o valor que será cobrado no IPVA)

As alíquotas definidas para o estado são proporcionais à potência dos automóveis e motocicletas. Desta forma,  motocicletas de 150 cilindradas terão alíquota de 2%; para as de cilindrada de 150 até 400, será de 3%; e acima de 400 cilindradas, a alíquota é de 4%. Já para os veículos que funcionem através da eletricidade, a alíquota de 2%.
Final da placa1ª parcela
1 e 229 de fevereiro
3 e 431 de março
5 e 629 de abril
7 e 831 de maio
9 e 031 de junho






O mesmo acontece com os automóveis. Com até 80 cavalos, a alíquota é fixada em 2,5%; de 81 a 160 cavalos, a alíquota passa para 3,5%; e para potência acima de 160 cavalos, a alíquota é definida em 4%.
Ônibus, micro-ônibus, caminhão, cavalo, mecânico, aeronave e embarcação permanecem com alíquota de 1%.
Uma outra mudança prevista para 2016 é a alteração do método para desconto no valor do imposto. A partir de agora, para ter direito ao desconto de 10%, os contribuintes com veículos de placa com qualquer final (0 a 9) devem realizar o pagamento em parcela única até o dia 29 de fevereiro. O boleto com desconto deve ser emitido no site da Sefaz.
A legislação do IPVA também prevê a ampliação da lista de direito à isenção, beneficiando os veículos utilizados para atividades de transporte complementar intermunicipal e mototáxi, além de favorecer novos tipos de deficiência.
O secretário de Fazenda, George Santoro, expõe que os contribuintes que correspondam às especificações devem procurar atendimento na unidade da Sefaz, no bairro de Jacarecica, em Maceió, para solicitar a isenção.
“Se o contribuinte está inserido nas especificações que dão direito à isenção, basta procurar nosso atendimento portando documentos comprobatórios para dar entrada no pedido de isenção. Nós avaliaremos o pedido e faremos o deferimento”, esclareceu Santoro.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário