quarta-feira, 3 de agosto de 2016

SEMED realiza seminário no “agosto Verde” homenageando as pessoas com deficiência




























A Secretaria Municipal de Educação do município de Campo Alegre - AL,  realizou ontem à tarde, 02 de agosto, no CESCA - Centro Social de Campo Alegre, um seminário com o tema: Justiça Social é: # Inclusão. É a XX Semana da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de incluir as pessoas com necessidades especiais e sensibilizar a sociedade para esta causa.


A Secretaria Municipal de Educação realizará diversas ações em comemoração ao mês das pessoas com deficiência, que está sendo chamado de “agosto verde”, simbolizando a esperança de uma sociedade totalmente inclusiva e sem preconceitos. 

O evento contou com um grande público de vários prosseguimentos, profissionais da educação, da saúde e demais pessoas e instituições. Contamos também com as presenças da secretária de educação do atual município, professora Josineide Granja; secretária Jane Meire Matias; supervisora em educação especial do estado de Alagoas, professora Ana Paula Monteiro; Ramilson Alexandre, presidente da ADEFICAL - Associação dos Deficientes Físicos de Campo Alegre; Professora Cícera Lima, representando as professoras do Atendiamento Educacional Especializado; assistentes sociais, Isis Roberta e Helena Peixoto; psicóloga e secretária de Estado da Mulher, e Direitos Humanos, Cláudia Simões.
Tivemos Apresentações Culturais – Alunos da Sala do AEE – Atendimento Educacional Especializado, das escolas: Miguel Matias e Felizardo Souza.

Em seguida: Palestra, com o tema Inclusão x Direito, Lei Brasileira de Inclusão – LBI, com a especialista em Educação Especial, profª Joelina Cerqueira.

Palestra: A Surdez e a Surdocegueira Sob a Perspectiva da Inclusão Escolar. Para ministrar esse tema, convidamos o especialista em educação, o professor e mestre Nágib José Mendes Santos.

Mesmo sendo um assunto amplamente discutido, existe ainda certa confusão sobre o conceito de justiça social. Como conceito, a justiça social parte do princípio de que todos os indivíduos de uma sociedade têm direitos e deveres iguais em todos os aspectos da vida social. Isso quer dizer que todos os direitos básicos, como a saúde, educação, justiça, trabalho e manifestação cultural, devem ser garantidos a todos.

É difícil pensarmos que pessoas são excluídas do meio social em razão das características físicas que possuem, como cor da pele, cor dos olhos, altura, peso e formação física. Já nascemos com essas características e não podemos, de certa forma, ser culpados por tê-las.
A inclusão está ligada a todas as pessoas que não têm as mesmas oportunidades dentro da sociedade.

Agosto verde”, simboliza a esperança de uma sociedade totalmente inclusiva e sem preconceitos. A comemoração tem por finalidade promover a integração das pessoas com deficiência em todos os níveis sociais.

Os trabalhos foram encerrados depois das 17 horas. 




SEGUE A PROGRAMAÇÃO DO AGOSTO VERDE:

Dia 03/08 – 8h da manhã, Mobilização  com a distribuição de lacinhos destacando o Agosto Verde – em todas as Secretarias Municipais;

Dia 05/08 - 14h – Depoimentos de pais e de pessoas com deficiência – no CMAEE – Centro Municipal de Atendimento Especializado;

Dia 12/08 - 15h – Caminhada com os alunos  com deficiência  pelas  principais ruas da Cidade com a participação da banda fanfarra ;

Dia 17/08 - Exposição para divulgar o trabalho dos nossos alunos com deficiência;
14h – Abertura dos trabalhos com os contadores de História;

Dia 26/08 - 14h30 – Passeio de trenzinho (da esperança) com as crianças com deficiência pelas ruas da cidade;

Dia 31/08 - 9h – Sessão cinema no CMAEE.
- 14h - Sessão cinema no CMAEE.



OBS.: A qualquer momento postaremos mais fotos desse evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário