quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Morre um dos maiores educadores da história de Campo Alegre



Faleceu na manhã da última quarta-feira, 12 de agosto, na cidade de Campo Alegre - AL, o professor e educador Jorge Vieira da Costa, conhecidíssimo "Professor Jorge"; o mesmo estava se recuperando de problemas de saúde. De acordo com a família ele passou mal em casa, chegou a ser levado para o hospital, mas já deu entrada em óbito. Filho de uma das primeiras professoras de Campo Alegre, a inesquecível dona Jaci Vieira da Costa. Casado com a também professora Benedita Torres e pai de três filhos, Max Glauber, Marlon Glédson e Nátale Leslie.




Professor Jorge foi um homem culto, expressivo, dinâmico, inteligentíssimo, respeitador, batalhador, trabalhador, humilde, amigo; um grande exemplo de pessoa e profissional, dedicado às políticas públicas, aconselhando e educando famílias: Crianças, jovens, adultos e idosos. Preocupado com o andamento da educação no mundo, no Brasil, e em especial ao estado de Alagoas e precisamente Campo Alegre, buscou afirmações cabíveis à verdade e realidade dos fatos.

Professor Jorge: Admirador da cultura e incentivador das causas justas em prol de uma comunidade mais democrática e participativa.


Professor Jorge: Um grande orador e argumentador, trazendo em seus ensinamentos, a prática do saber; também seguindo a referência de sua mãe, saudosa professora Jaci Vieira da Costa.

Professor Jorge, estudou encantadamente em busca de sua realização pessoal e profissional. Concluiu alguns cursos universitários, sendo um dos pioneiros de sua época no cumprimento dessa realização. Estudou em Alagoas, São Paulo... e trouxe uma grande bagagem profissional; foi locutor, diretor de escola..., participou das políticas públicas e partidárias deste município (Campo Alegre). Um conhecedor e historiador da cultura de Campo Alegre. Ele trouxe a ideia do tapete cívico para a cidade "Carinho".

Professor Jorge gostava de ouvir a programação da rádio local - Rádio Comunitária Campo Alegre FM. Ele foi homenageado em vida no nosso blog - Blog do Renilton Silva, no quadro Homenagem em Vida.

"Conversei com o professor Jorge por muitas vezes, quando o mesmo passava um conhecimento amplo dos fatos diversos da sociedade local e brasileira". "Incentivou-me com palavras e gestos de sermos esperançosos por dias melhores". (RENILTON SILVA)


Professor Jorge será lembrado por tudo que fez em prol da nossa cultura.


Que sua alma descanse em paz!


Seu corpo está sendo velado na Câmara Municipal de Campo Alegre, onde será sepultado às 16 horas, desta quinta-feira, 13 de agosto, no cemitério desta cidade.


FONTE: BLOG DO RENILTON SILVA


Professor Jorge Vieira da Costa implantou em 1983 no município a tradição da procissão do tapete de Corpus Christti; fundou a primeira companhia de teatro do município o TACA – Teatro Amador de Campo Alegre; foi um dos idealizadores da corrida do Fogo Simbólico hoje a Chama da Integração e o projeto do título de "Cidade Carinho" para a cidade de Campo Alegre.

A tradição do tapete implantada e mantida até hoje

A confecção do tapete foi trazida ao município de Campo Alegre pelo professor Jorge Vieira da Costa, no ano de 1983. A tradição começou timidamente em 1983, só com a gravura de um cálice enorme no lado que dava acesso a igreja. No ano seguinte, decorou-se todo o centro ao redor da Praça Padre Cícero, com a representação dos Sete Sacramentos desenhados e nos anos seguintes a comunidade abraçou a ideia, que a cada ano vai se aperfeiçoando e revelando belas obras de arte feitas artesanalmente por artistas da terra.

Em vida professor Jorge pediu que no dia de sua morte as aulas não fossem suspensas no município, pois segundo ele seria um dia a menos para que as crianças e adolescentes possam estudar. O seu pedido será respeitado.


FONTE: BLOG DO MÁRCIO JOSÉ




RENILTON SILVA E FAMÍLIA lamentam profundamente o falecimento do Professor Jorge e ao mesmo tempo desejam os sentimentos de pesar a toda família, amigos, colegas e demais pessoas. Que sua alma descanse em paz. Um abraço fraterno a todos os familiares e amigos.


OBS.: O professor Jorge era padrinho do meu irmão, Renil. Compadre dos meus pais, Luiz e Marlene.


RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário