sábado, 28 de fevereiro de 2015

Administrador escolhe perder 40 kg de presente de aniversário

Na festa de 36 anos, Henk Van Rijn Duarte descobriu que pesava 130 kg.

Para entrar em forma, buscou ajuda profissional e emagreceu aos poucos.

Fabíola Glenia
Do G1, em São Paulo
No dia 20 de janeiro de 2011, Henk Van Rijn Duarte reuniu os amigos em casa para comemorar seu aniversário de 36 anos. O grupo aproveitou o encontro para ver as fotos de uma viagem recente de férias para Aracaju e, foi então, que o técnico em processamento de dados e administrador de empresas se deu conta do tamanho do seu corpo. “As pessoas falavam que eu estava gordo, mas quando me vi na foto, é que percebi que estava realmente gordo. Fui me pesar na mesma hora e descobri que estava com 130 kg. Não queria esse presente, mas ali decidi que iria reduzir esse peso”, conta.
Henk Van Rijn Duarte emagreceu 40 kg para comemorar o aniversário de 40 anos (Foto: Arquivo pessoal/Henk Van Rijn Duarte)Henk Van Rijn Duarte só se deu conta de que precisava emagrecer ao se ver na foto à esquerda desta imagem (Foto: Arquivo pessoal/Henk Van Rijn Duarte)
Neste momento, o baiano de Bom Jesus da Lapa traçou uma meta que, apesar de ambiciosa, era palpável. Ele chegaria ao aniversário de 40 anos pesando 40 quilos menos. Para isso, a primeira medida foi buscar ajuda de uma nutricionista, que começou a ensinar Henk a se alimentar de maneira equilibrada. “Eu achava que para emagrecer, precisava passar fome.”
Henk Van Rijn Duarte emagreceu 40 kg para comemorar o aniversário de 40 anos (Foto: Editoria de Arte/G1)
Frituras, carnes, massas e refrigerantes tinham lugar cativo nas refeições de Henk, que precisou, então, aprender a comer verduras, legumes, frutas, a diminuir a gordura e a beber água. “Hoje como de três em três horas. Aprendi que para emagrecer, não preciso passar fome, preciso saber o que comer.”
Aos poucos, o filho de pai holandês e mãe baiana foi desenvolvendo novos hábitos. Os sucos detox – com ingredientes como couve, cenoura e gengibre, por exemplo –, passaram a ser consumidos diariamente, assim como o chá verde. Os novos hábitos serviram, inclusive, para abrir uma nova fronteira profissional para Henk. Dono de um comércio na área de informática, o administrador abriu há um ano uma loja de alimentos naturais, com produtos diet, light, sem glúten e sem lactose.
Henk também aprendeu que atividade física é fundamental. “Eu era totalmente sedentário, era adepto da comodidade”, admite. Hoje, ele acorda por volta das 5h e pedala em torno de 5 km. Às 6h, vai para a academia, onde faz atividades aeróbicas, como esteira e bicicleta, além de musculação. E, de manhã, quando ainda está mais fresco, vai caminhando para o trabalho, que fica a cerca de 2 km de distância de sua casa. “Atividade física faz bem para o corpo, mas também para a mente”, diz.
“Nos finais de semana, eu tomo minha cervejinha, mas procuro fazer a compensação no dia seguinte. Quando cometo um excesso, sei o que estou fazendo, faço de forma consciente. As pessoas precisam aprender que não existe fórmula mágica. É um caminho longo, e é preciso estar disposto a mudar – e de forma gradativa, sem pressa”, ensina.
Apesar da atual serenidade, Henk reconhece que, no início do processo, se pesava o tempo todo, até que percebeu que isso estava gerando muita ansiedade. "Resolvi esquecer a balança. Assim, o tempo foi passando, o peso foi diminuindo, minha aparência foi melhorando, meu sono mudou, minha ansiedade diminuiu."
Com orientação profissional, alimentação equilibrada e atividade física, Henk conseguiu emagrecer de forma saudável. No mês passado, ele completou 40 anos, pesando 90 kg. “Perdi peso e não fiquei flácido, nem com aparência abatida. Estou me sentindo bem, estou vivendo a melhor fase da minha vida”, comemora.
Henk Van Rijn Duarte emagreceu 40 kg para comemorar o aniversário de 40 anos (Foto: Arquivo pessoal/Henk Van Rijn Duarte)Administrador aprendeu que, diferentemente do que ele pensava, para emagrecer, não é preciso passar fome (Foto: Arquivo pessoal/Henk Van Rijn Duarte)
Henk Van Rijn Duarte emagreceu 40 kg para comemorar o aniversário de 40 anos (Foto: Arquivo pessoal/Henk Van Rijn Duarte)Aos 40 anos de idade, pesando 90 kg, Henk diz que está vivendo a melhor fase da sua vida (Foto: Arquivo pessoal/Henk Van Rijn Duarte)




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário