Na festa de 36 anos, Henk Van Rijn Duarte descobriu que pesava 130 kg.
Para entrar em forma, buscou ajuda profissional e emagreceu aos poucos.
No dia 20 de janeiro de 2011, Henk Van Rijn Duarte reuniu os amigos em casa para comemorar seu aniversário de 36 anos. O grupo aproveitou o encontro para ver as fotos de uma viagem recente de férias para Aracaju e, foi então, que o técnico em processamento de dados e administrador de empresas se deu conta do tamanho do seu corpo. “As pessoas falavam que eu estava gordo, mas quando me vi na foto, é que percebi que estava realmente gordo. Fui me pesar na mesma hora e descobri que estava com 130 kg. Não queria esse presente, mas ali decidi que iria reduzir esse peso”, conta.
Neste momento, o baiano de Bom Jesus da Lapa traçou uma meta que, apesar de ambiciosa, era palpável. Ele chegaria ao aniversário de 40 anos pesando 40 quilos menos. Para isso, a primeira medida foi buscar ajuda de uma nutricionista, que começou a ensinar Henk a se alimentar de maneira equilibrada. “Eu achava que para emagrecer, precisava passar fome.”
Frituras, carnes, massas e refrigerantes tinham lugar cativo nas refeições de Henk, que precisou, então, aprender a comer verduras, legumes, frutas, a diminuir a gordura e a beber água. “Hoje como de três em três horas. Aprendi que para emagrecer, não preciso passar fome, preciso saber o que comer.”
Aos poucos, o filho de pai holandês e mãe baiana foi desenvolvendo novos hábitos. Os sucos detox – com ingredientes como couve, cenoura e gengibre, por exemplo –, passaram a ser consumidos diariamente, assim como o chá verde. Os novos hábitos serviram, inclusive, para abrir uma nova fronteira profissional para Henk. Dono de um comércio na área de informática, o administrador abriu há um ano uma loja de alimentos naturais, com produtos diet, light, sem glúten e sem lactose.
Henk também aprendeu que atividade física é fundamental. “Eu era totalmente sedentário, era adepto da comodidade”, admite. Hoje, ele acorda por volta das 5h e pedala em torno de 5 km. Às 6h, vai para a academia, onde faz atividades aeróbicas, como esteira e bicicleta, além de musculação. E, de manhã, quando ainda está mais fresco, vai caminhando para o trabalho, que fica a cerca de 2 km de distância de sua casa. “Atividade física faz bem para o corpo, mas também para a mente”, diz.
“Nos finais de semana, eu tomo minha cervejinha, mas procuro fazer a compensação no dia seguinte. Quando cometo um excesso, sei o que estou fazendo, faço de forma consciente. As pessoas precisam aprender que não existe fórmula mágica. É um caminho longo, e é preciso estar disposto a mudar – e de forma gradativa, sem pressa”, ensina.
Apesar da atual serenidade, Henk reconhece que, no início do processo, se pesava o tempo todo, até que percebeu que isso estava gerando muita ansiedade. "Resolvi esquecer a balança. Assim, o tempo foi passando, o peso foi diminuindo, minha aparência foi melhorando, meu sono mudou, minha ansiedade diminuiu."
Com orientação profissional, alimentação equilibrada e atividade física, Henk conseguiu emagrecer de forma saudável. No mês passado, ele completou 40 anos, pesando 90 kg. “Perdi peso e não fiquei flácido, nem com aparência abatida. Estou me sentindo bem, estou vivendo a melhor fase da minha vida”, comemora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário