segunda-feira, 26 de agosto de 2013

No Brasil, 68% assistem à TV e usam celular ao mesmo tempo, diz estudo


21/08/2013 09h21 - Atualizado em 21/08/2013 09h27
Mais de 30 milhões consomem mídia em três telas, mostra Google Brasil.
Pesquisa feita pelo Ipsos entrevistou 1.300 brasileiros entre maio e junho.


Do G1, em São Paulo

No Brasil, praticamente sete em cada dez pessoas (68%) assistem à TV e interagem com smartphones ao mesmo tempo e mais de 30 milhões de pessoas consomem mídia em três telas (TV, computador e smartphone). As informações fazem parte de uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (21) pelo Google Brasil.

O levantamento nacional feito pelo instituto de pesquisas Ipsos com base em 1.300 entrevistas on-line, em maio e junho desse ano, mostra que o consumo de três telas simultâneas pelos brasileiros é quase o dobro em relação a usuários da França e do Reino Unido.

O consumo de pelo menos duas telas (TV e computador) é hábito de 63 milhões de brasileiros, segundo o levantamento e metade da população on-line assiste TV e acessa a internet ao mesmo tempo.

 “A rápida adoção de smartphones e tablets no Brasil está cada vez mais redefinindo o comportamento do consumidor e inaugurando o que chamamos de ‘o novo contexto multi-telas’”, observa o Google em comunicado. De acordo com a empresa de internet, a penetração de smartphones no país cresceu 86% ano a ano chegando a 26% da população, enquanto a adoção de tablets quadruplicou no período.

A maior parte da exposição à mídia ocorre por meio de telas (69%), sendo o computador o que tem a maior média semanal (26 horas), seguido da televisão (19 horas) e smartphones (13 horas).

Ainda segundo o estudo, o comportamento do brasileiro diante das telas é mais simultâneo do que sequencial, sendo a TV a tela consumida de forma mais simultânea.

Na avaliação do Google Brasil, a tendência traz uma nova configuração para todo o consumo de mídia no país e “também um caminho de compra ainda mais complexo”. Os dados mostram que  27% dos usuários ‘multi-telas’ fazem compras on-line no Brasil, sendo que mais de 30% deste grupo usam mais de um dispositivo para concluí-las.

O recado para as empresas, segundo o Google, é manter a experiência do usuário coerente entre suas marcas e produtos nas múltiplas telas em que o consumidor já está.

 

FONTE: G1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário