domingo, 28 de dezembro de 2025

Caros familiares, colegas, amigos e público em geral:

 


Mais um ano está terminando; lembramos dos dias que vivemos nas incansáveis lutas rumo às batalhas da vida. Lutas que muitas vezes não chegamos a um término exato, mas que sempre esperávamos um resultado satisfatório e justo nos nossos caminhos, exigindo às vezes o máximo de apoio das outras pessoas que estavam ao nosso redor e sentindo que as coisas são seriam tão fáceis assim e no final tudo ia valer a pena. 

2025 foi um ano bom para quem conseguiu algo bom na vida. Foi um ótimo ano, abençoado por Deus. Com isso tomamos a conclusão de que um ano não é ruim, ruim pode ser quando não fazemos nossos sonhos e lutas virarem realidade.

Muitas vezes cobramos demais, pedimos demais a Deus, exigimos demais; mas muitas vezes não paramos para corrigir nossos erros.

Deus nunca deu às costas para seus filhos e nunca dará às costas a ninguém por mais que esse alguém seja cruel, falso, egoísta e mal agradecido.

Agradecemos:

A Deus e a Jesus Cristo

Aos nossos familiares

Aos nossos amigos

Aos nossos colegas

Acompanhantes das redes sociais

À equipe Campo Alegre FM

Aos nossos ouvintes

Aos nossos anunciantes

Aos nossos admiradores

Aos nossos fãs

Aos nossos apoiadores

E a todos de uma maneira em geral: Muitíssimo obrigado por tudo!

Neste momento devemos por obrigação só agradecer a Deus por tudo que ele nos deu e nos dará em 2026

Um Feliz 2026, de muita paz, saúde e realizações!!!

Que em 2026 todos os seus sonhos que não foram cumpridos, sejam realizados com muita perseverança, fé, amor e sucesso!

Um forte abraço!

Com carinho:

(Renilton Silva – Professor e Radialista)

OBS.: Fiz esta mensagem em 2012 e hoje estou adaptando para este ano de 2025.

 

domingo, 24 de agosto de 2025

Agosto Verde 2025, em Campo Alegre – Alagoas

 






























Na tarde da última sexta-feira, 22/08, a convite da professora, Gilvania da Paz, coordenadora da Educação Inclusiva, eu, Renilton Silva, participei mais uma vez, do Encontro do Agosto Verde 2025, no CESCA – Centro Social de Campo Alegre, como mestre de cerimônia. Na ocasião, estavam presentes: Representantes do AEE – Atendimento Educacional Especializado, profissionais da educação, cuidadoras, profissionais da saúde, membros da Adefical – Associação dos Deficientes Físicos de Campo Alegre, alunos, Projeto Crer e Ser, demais instituições e colaboradores. Tema deste ano: Olhares que incluem – A Importância de Ver Além das Deficiências.

Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

Participaram da formação da mesa: Elisangela Vicente, secretária executiva de gestão pedagógica; Ramilson Alexandre, presidente da Adefical e do Conselho da Pessoa com Deficiência; Gean Carlos, representando as pessoas com deficiência; Irisdelma Gomes, diretora de gestão do sistema educacional; Dênis Souza, representando a secretaria da mulher, do idoso, da pessoa com deficiência e minurias; Gorete Mello, representando os coordenadores inclusivos; Antônia Teixeira, representando as professoras da sala de recursos; Ivanilda Inácio, representando todas as cuidadoras.

As Escolas: Creche Maria José, Helenilda Correia e João Fernandes Vieira fizeram suas apresentações, homenageando as pessoas com deficiência

Fazendo valer a Lei Estadual 5805 de 31 de janeiro de 1996, que institui a semana estadual da pessoa com deficiência a ter lugar anual no calendário de 21 a 28 de agosto, estabelecido de Agosto Verde pelo Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência. Campo Alegre através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria da Mulher, da Pessoa idosa, da pessoa com deficiência e das Minorias e da Secretaria de transporte estão realizando uma grande mobilização com a finalidade de promover a integração das pessoas com deficiência em todos os níveis sociais. As escolas já estão a todo vapor, com suas ações voltadas para essa semana que merece a atenção em dobro em relação à Pessoa com Deficiência. Mais uma ação da SEMED - Secretaria Municipal de Educação, realizando esse importante momento, que tem como objetivo chamar a atenção em relação ao respeito que precisamos ter para com a pessoa com deficiência, ampliando nosso olhar e enxergando seu potencial. E para dar sua colaboração, no evento tão significativo, que vem trazendo muitas reflexões em relação a prática da inclusão das pessoas com deficiência.

Fizeram uso da fala: Ramilson Alexandre, Gorete Mello, Ivanilda Inácio, Dênis Souza e Elisângela Vicente.

A palestra ficou no comando do psicólogo, Valdomiro Olegário de Araújo Júnior, que abordou o tema: Olhares que incluem: a importância de ver além das deficiências.

Após a palestra, a coordenadora da Educação Especial e Inclusiva, professora, Gilvania da Paz trouxe suas reflexões sobre o Agosto Verde e foi encaminhando para o encerramento do evento.

Lembrando que nesta semana segue a programação do Agosto Verde, na Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, que vai do dia, 21 a 28 de agosto, em Campo Alegre, com palestras, debates, entrevistas, caminhadas e muito mais, nas escolas e demais instituições.

Na manhã da última quinta-feira, 21/08, participei da abertura do Agosto Verde, da Escola Miguel Matias. À tarde, a convite da Escola João Rogério, participei de uma entrevista com alunos e profissionais da referida instituição.

A semana é uma oportunidade para que a sociedade reflita sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças, além de reforçar a necessidade de políticas públicas que garantam os direitos e a participação plena das pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida.

 

 

domingo, 8 de junho de 2025

08 de Junho de 2025 = 65 Anos de Emancipação Política de Campo Alegre - Alagoas















Hoje a cidade de Campo Alegre, localizada no estado de Alagoas, faz 65 anos de sucesso!


História de Campo Alegre

Antes de 1800, existia na região um engenho com o nome de mosquito, cuja proprietária era viúva e chamava-se Vivência. Com a decadência do engenho, dona Vivência construiu sua casa às margens da estrada, a qual liga Campo Alegre a São Miguel dos Campos. Com a construção da primeira habitação, outros habitantes foram surgindo e logo se tornou um povoado e o engenho recebeu o nome de sua proprietária.

Por volta de 1810, um senhor por nome de Antonio de Barros, chegando à localidade, construiu uma casa e em seguida outras casas foram surgindo, tornou-se povoado e logo deram o nome de “Mosquito de Cima” e a outra localidade já existente, “Mosquito de baixo”.

Em 1814, passaram por esta localidade uns missionários católicos, os quais pernoitaram e na manhã do dia seguinte celebraram uma missa em uma palhoça, na ocasião, ofereceram à imagem de Bom Jesus dos Aflitos, hoje padroeiro da cidade. Os missionários encantados com a paisagem plana e verde disseram: “ISTO É UM CAMPO ALEGRE”. 

Antonio de Barros foi quem deu os primeiros passos para a colonização de Campo Alegre. Casou-se com a filha da proprietária do engenho mosquito e deu inicio a construção da igreja do povoado, que só foi concluída por seu filho, Manoel Felipe de Barros. Campo Alegre foi elevada à categoria de município pela lei nº. 2.241 de 8 de junho de 1960, ocorrendo sua instalação oficial a 16 do mesmo mês e ano, desligando de São Miguel dos Campos, porque sentiu necessidade de um governo próprio, tendo como primeiro prefeito por nomeação o senhor Alvino Correia.

Destacaram-se no movimento pela emancipação política: Adauto Fernandes Vieira, Moacir José da Cunha, João Fernandes Vieira, João Fernandes Vieira Filho, Adelmo Calumbi Luz, José de Souza Gomes, Deputado Abraão Fidelis de Moura e o vereador de Campo Alegre por São Miguel dos Campos, José Virgínio da Silva. Campo Alegre tem uma área de 308,06 km², clima temperado, com uma altitude de 176 m.

Acima do nível do mar, uma população mais de 32.106 habitantes, cuja economia é basicamente a cana de açúcar. O município encontra-se situado na microrregião de Tabuleiro de São Miguel dos Campos, limitando-se com os municípios de Boca da Mata e Anadia ao norte, Junqueiro e Teotônio Vilela ao sul, São Miguel dos Campos e Jequiá da Praia a leste e com Limoeiro de Anadia a oeste.

Em Campo Alegre, acontecem momentos inesquecíveis nas comemorações de 1º de janeiro, festa do padroeiro Bom jesus dos Aflitos, Dia de Corpus Christi com um grande tapete decorativo nas principais ruas da cidade para a passagem do santíssimo sacramento, Dia 08 de junho as comemorações pela Emancipação Política do município, Carnaval e as Festas Juninas. 

O acesso à cidade, que também é conhecida por “Cidade Carinho”, pela receptividade de seu povo, é pela BR 101 e AL 220.


Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD


ATENÇÃO: Agradeço a todas as fontes que cederam as fotos de Campo Alegre para o nosso blog. Obrigado de coração!

 

FELIZ ANIVERSÁRIO, CAMPO ALEGRE!!!!!!!!!!!!!


FALA DE RENILTON SILVA: Hoje Campo Alegre, uma das mais queridas cidades do estado de Alagoas, está em festa pela passagem de seus 65(sessenta e cinco) anos de Emancipação Política. 

Desde que vim morar nesta cidade, tenho alcançado muitas conquistas e alegrias.  

Sou natural de Osasco - São Paulo; amo muito minha terra natal: OSASCO! Mas quero dizer para todos que também amo muito CAMPO ALEGRE - A Cidade Carinho de Alagoas.

Em Campo Alegre tornei-me estudante, APRENDIZ, professor, e com um pouco mais de dedicação, consegui realizar meu maior sonho, que era ser locutor de rádio.

Graças a Deus e à minha família, Considero-me realizado com tudo que consegui até os presentes dias(Trabalhos, estudos e conquistas). Graças também aos meus amigos(as), colegas e público em geral sinto-me grato pelo carinho e confiança de todos.

Lembranças de Campo Alegre: 

Lembro de muitas coisas boas que fiz, participei e assisti em Campo Alegre.

Agradecemos a Deus e a todas as pessoas de épocas antigas e atuais que direta ou indiretamente contribuíram para o desenvolvimento de Campo Alegre!

Hoje é dia de parabenizar CAMPO ALEGRE e a todos que nasceram, viveram e aos demais que vivem nesta Terra querida: PARABÉNS, CAMPO ALEGRE, PELO SEU ANIVERSÁRIO!!!

Com carinho:

RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA