Dados mostram que 94% reconhecem eficiência do método de prevenção.
Pasta lança campanha que inclui distribuição de 120 milhões de camisinhas.
Mateus Rodrigues
Do G1 DF
O
ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante lançamento de campanha de
prevenção de DST/Ainds no Ministério da Saúde (Foto: Fabio Rodrigues
Pozzebom/Agência Brasil)
Pesquisa do Ministério da Saúde com base em dados de 2013 mostrou que
94% da população sexualmente ativa reconhecem a eficiência da camisinha
como prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), mas que
45% admitem que não recorreram ao método nos 12 meses anteriores ao
levantamento. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (28), durante
lançamento de campanha de prevenção de DST/Aids no carnaval, que
aconteceu na sede da pasta federal.
Segundo o ministério, os dados estão dentro do previsto e são
semelhantes aos levantamentos de 2004 e de 2008. Na primeira pesquisa,
58% admitiam ter se relacionado sexualmente sem preservativo e 96,9%
reconheciam a eficiência da camisinha. Em 2008, 48% declararam ter feito
sexo sem preservativo e 96,6% tinham a percepção da importância na
prevenção de doenças.
“Isso significa, de maneira muito contundente, que não podemos
continuar lidando na sociedade brasileira apenas com o preservativo. É
uma mensagem muito clara. A camisinha perde seu espaço? Em hipótese
alguma. Mas precisaremos lidar com outras estratégias”, afirmou o
ministro da Saúde, Arthur Chioro.
Na pesquisa de 2004, a taxa de detecção entre jovens de 15 a 24 anos
era de 9,6 casos por 100 mil habitantes. Em 2013, o índice subiu para
12,7 casos. Para o ministro, o avanço na qualidade de vida dos pacientes
soropositivos resultou em uma geração com menos medo de contrair a
doença. Como exemplo, ele citou artistas e personalidades que morreram
em decorrência da Aids nos anos 1980 e serviram como “referência” para
gerações anteriores.

“Não podemos continuar desconsiderando essa mudança. Isso tem a ver com
a história natural da doença, atualizada para os padrões de 2015. Ela
não é a mesma doença de 30 anos atrás”, disse Chioro. “Não podemos
passar a ideia de que, por haver medicação eficaz, a doença é uma coisa
glamurosa. Temos que pensar em dimensão coletiva, afinal, é uma DST. A
interrupção da cadeia de transmissão é desejável.”
O levantamento também mostra que a porcentagem de pessoas que tiveram
mais de 5 parceiros eventuais no último ano subiu de 9,3%, em 2008, para
12,1% em 2013. A população sexualmente ativa com mais de 10 parceiros
na vida subiu de 25,9%, em 2008, para 43,9%, em 2013.
“Há bastante tempo, vem se discutindo que o aumento dos casos de Aids
pode estar relacionado a uma geração com mais liberdade sexual que a
anterior. Houve um crescimento importante no número de pessoas com mais
de 10 parceiros sexuais na vida”, diz o diretor do departamento de
HIV/Aids do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita.
Campanha
Com base na pesquisa, o ministério lançou nesta quarta-feira (28) a
campanha de prevenção e combate à Aids para o carnaval de 2015. Com a
hashtag “#partiuteste”, o governo pretende atingir jovens de 15 a 25
anos com o objetivo de reforçar a prevenção, o teste e o tratamento da
doença no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Não vamos usar o #partiuteste apenas no carnaval, mas em todo o ano. É
uma maneira de fazer mobilização com uma linguagem próxima aos jovens.
Várias iniciativas, utilizando mídias sociais, estão sendo
desenvolvidas. Quem vê aparência não vai conseguir identificar se a
outra pessoa da relação tem ou não o HIV”, declarou Chioro.
A testagem de sorologia para HIV também será reforçada pela campanha,
mas não há uma estratégia unificada para oferecer os exames. “O
Ministério da Saúde trabalha com os municípios e estados. Alguns já
anteciparam que vão fazer em clubes, sambódromos ou carnavais de rua,
espaços para a testagem de sorologia. Outros disseram que vão convocar
os foliões para fazerem a testagem depois. A estratégia é variada, como
foi nos anos anteriores”, diz o ministro.
Camisinhas nos aeroportos
O Ministério da Saúde informou que vai disponibilizar 120 milhões de
preservativos na campanha de prevenção de DTS/Aids para o carnaval de
2014. Segundo a pasta, são 70 milhões de camisinhas adquiridas mais 50
milhões de produtos que já estavam no estoque.
A iniciativa inclui a instalação de máquinas de camisinhas nos
aeroportos de Salvador, na Bahia, de Recife, em Pernambuco e no Santos
Dumont, no Rio de Janeiro. Os terminais estão entre os de maior
movimento de pessoas durante o carnaval.
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO